Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Princípios Básicos de economia doméstica - parte 2


Princípios Básicos de economia doméstica - parte 2
Autor(a): Pr. Josué Gonçalves


(3) Orçamento
O Planejamento se inicia através do orçamento familiar, que não se restringe a anotar as despesas realizadas, e sim, a classificá-las, identificando as propriedades, montando o planejamento e finalmente controlando o fluxo de caixa.
Inicie identificando de onde vem todos os recursos ("dinheiro") e quais são os seus valores.
Em seguida, identifique para onde está indo sei dinheiro.
Exemplo:
3.1-Despesas fixas: energia elétrica, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte escolar, educação escolar, seguro saúde, alimentação, combustíveis, previdência privada e outra.
3.2-Despesas eventuais: remédios, lazer, cabeleireiro, prestações,
Impostos, assistência medica, taxas, aniversários, cheques pré-datados, dívida, cartões de créditos e outras.
3.3-Despesas sazonais: Matriculas e uniformes (volta as aulas),cursos de aperfeiçoamento profissional,licenciamento de veículos,seguros,datas especiais(Dia dos Pais,das Mães,da Criança,Natal,páscoa,etc.),manutenção de veículos,viagens em feriado,férias da Família e outras.
O próximo passo é distribuir esses valores, tanto as entradas como as saídas de dinheiro, durante todos os meses do ano. Prossiga com o balanceamento, que é: Entradas-(menos) Saídas. O resultado pode ser positivo (vai sobrar dinheiro) ou negativo (faltar). De qualquer forma é necessário fazer os ajustes, identificando os gastos que podem ser eliminados ou reduzidos. O grande segredo do planejamento é a adequação das duas despesas com as suas receitas através da sua realidade da vida.
Não adianta ser apenas otimista, pois é a absolutamente necessário ser realista. Não há como gastar mais do que você ganha, pois o resultado será um só: dívidas, venda de bens, processos, nome "sujo", inimizades, desavenças,
Sacrifício familiar e por ai vai.
Planeje as suas despesas de acordo com a sua receita, não se esquecendo de deixar sempre uma margem para despesas eventuais não previstas, porém importantes.
Havendo resultado positivo no seu planejamento, é hora de pensar em investimentos.
Estes podem ser em curto prazo, tais como viagens, férias, compra de veículos, pintura ou reforma de residência, troca de moveis, pequenas aquisições e outros; e também faça investimentos de longo prazo, como aquisições de propriedades, ações, participações em empresas etc.
Para planejar e revisar periodicamente seu planejamento financeiro tenha sempre em mente três pontos básicos:
Alvos- O que e aonde se quer chegar financeiramente
Metas- como chegar, alcançar e manter os alvos.
Missão- Como realizar aquilo que foi planejado.

Fonte: http://www.josuegoncalves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário